sábado, 13 de agosto de 2011

Por que o mundo precisa do Superman?

Imaginem um mundo sem esperanças de melhora; onde estariamos solitários e sem alguém para olhar para nós; alguem que pudéssemos ajoelhar e pedir ajuda nos momentos de aflição? Imaginem um mundo sem alguém para dar o exemplo; que mostre o lado certo apesar de poder ignorar isso tudo e seguir imperando sobre os mais fracos? Este é justamente o mundo sem o Superman.
A Dc Comics já criou várias revistas que tentaram ilustrar um mundo sem o seu maior Ícone, um mundo onde ele se corrompia, mas esses mundos eram sempre ignorados ou descartados, pois ninguem consegue aceitar a corrupção dele ou conviver com o fato de que suas esperanças foram entregues ao Déspota alienígena que nos escraviza. A verdade é que não concebemos de verdade a corrupção dos ideais que nós admiramos, mesmo que sejamos corruptos.

Ontem eu estava pensando muito sobre a analogia do Superman, pois apesar de ser um jovem que cresceu cercado de HQs e Gibis, eu odiava o esse Kriptoniano com todo o fervor de minha alma.Sempre achei que alguém com tanta responsabilidade e alma humana não resistiriam por muito tempo sem se corromper e entregar nas mãos Dele o nosso futuro era um erro. Por isso eu sempre preferi um cara que veste preto e inspira o medo, mas sobre ele eu falo depois. O fato é que o Superman sempre me inspirou insegurança, pois eu não possuia fé nele.

Eu cresci, me tornei o que a sociedade chama de "adulto" e me vi num mundo sem esperança, com pessoas perdidas sem saber o que fazer e eu era uma dessas pessoas.Mas num dia sem chance de dar certo eu acabei conhecendo alguém que estava tão perdida quando eu. Talvez tenha sido amor a primeira vista ou a segunda, mas o fato é que eu ao lado dela me tornei um alienigena, um ser invulnerável, com peito de aço e olhos laser, que era capaz de protege-la de todos os males e principalmente, eu poderia voar. De uma hora pra outra eu me tornei, pra alguem tão perfeito o seu super-herói, com calça jeans e moleton. Um Don Juan as avessas, que saltava de janela quando o perigo se aproximava, mas aguentava as consequencias dos atos insensatos dessa mulher tão menina.

Eu me tornei um exemplo de tudo que eu não sabia inspirar, pois como eu disse antes, não acredito no Superman, mas acreditava em que proteger aquela menina era o que eu deveria fazer. Mas eu fracassei. Ela acabou indo morar distante de mim, retirada dos meus braços impotentes e se foi. Foi quando eu me senti um fracasso diante do mundo, pois não fiz a unica coisa que me auto-designei: Proteger.

O Superhomem não existe como nos quadrinhos, pois ele é uma inspiração, algo para ser olhado com admiração e fazer com que se impulsione o lado bom de todas as coisas. Mesmo tendo o peito de aço e olhos fulminantes, ele ainda é só um homem, que tem fraquezas, mesmo que raras e tenta a todo o custo suportar nas costas o peso de um mundo que o critica. O herói da revistinha é uma grande analogia ao pai de familia, ao marido fiel e a todos que se dedicam imensamente ao dever sem mesmo dar espaço para os sentimentos de vaidade.

O superman existe para lembrar que somos capazes de voar, proteger, pois somos homens e apesar de toda a kriptonita ou magia existente, vamos superar os desafios, pois existem pessoas que precisam de nós e esse é o gás que nos faz continuar todas as noites e dias com a garra de vencer.É o mais importante de todos os heróis, pois ele é o exemplo a ser seguido.

A triste moral dessa história é que até mesmo o Superman precisa de um Superman, pois ele é um exemplo a exemplo de alguem que veio antes, mas filosofar sobre isso me custaria muito tempo e o que eu queria dizer já foi realmente dito. Todas são as razões por que o mundo precisa de um superman, é por que precisamos de alguém para inspirar aquilo que vamos inspirar, numa grande corrente para o mundo ou além...

Nenhum comentário:

Postar um comentário